twitter
rss



A manifestação do interesse acerca da utilização e/ou implantação de novas tecnologias tem sido expressiva na atualidade. Sabe-se que um dos mais importantes “instrumentos” tecnológicos da atualidade é o computador, especialmente quando conectado a rede de ligação mundial: a internet. Este equipamento tem feito parte do cotidiano de muitas pessoas, empresas, grandes indústrias, redes bancárias e, inclusive, a escola, como uma tecnologia cada vez mais indispensável, pois, auxilia imensamente na execução das atividades, tornando-se tão usual quanto um controle remoto ou um telefone celular.
 O uso das tecnologias no ambiente escolar, e, em especial, dos computadores. Estes são de grande importância não só para o trabalho da secretaria e/ou do setor administrativo, como também é de grande relevância para o desenvolvimento das atividades da equipe pedagógica, na elaboração de documentos burocráticos e principalmente no subsídio ao professor como campo de pesquisa.
Neste sentido, a fim de estabelecermos uma política de utilização da rede, pautada em princípios éticos, considera-se necessária a conscientização das diversas esferas da sociedade na realização de uma exploração balizada nesses princípios.
Além dos conceitos fundamentais envolvidos na temática da informatização,
para finalizar, foi um módulo muito interessante, especialmente porque não ficamos “presos” aos conteúdos do livro 7, componente da formação técnica. O que considerei muito rico neste módulo foram especialmente as trocas de experiências, tanto com a tutora quanto entre os alunos. Nossa turma tem o privilégio de ter, em seu meio, funcionários que transcendem os conhecimentos básicos expostos no material utilizado, que é de excelente qualidade. Essas pessoas levaram como contribuição muitas ferramentas que, além de facilitarem nosso trabalho, tornou-o muito mais atrativo e prazeroso. Aprendemos, por exemplo, a fazer download de vídeos da web, como utilizar programas para edição de pequenos filmes, como converter vídeos, slides ou imagens para utilizarmos na TV pen-drive, além de algumas técnicas que tornam o trabalho mais ágil e, conseqüentemente, mais produtivo.
Não poderia deixar de citar o processo de troca de professores que passamos, pois, em minha formação de pedagoga, sei o quanto esses fatores podem interferir no processo de ensino-aprendizagem. Nossa professora foi afastada para a realização de uma grande conquista em sua vida, e, tenho certeza, todos nós estamos torcendo muito por ela.

0 comentários:

Postar um comentário